sexta-feira, 1 de março de 2013

ADOÇANTE: "VILÃO" OU "MOCINHO"?


Quem não fica na dúvida na hora de adoçar o cafezinho com adoçante, depois de ver tantas reportagens contra essa substância?

O consenso entre os especialista diz que o consumo quando utilizado com moderação traz benefícios à saúde. 

O adoçante passou a fazer parte da dieta com a evolução e a vida sedentária dos pessoas, que vieram para tentar reduzir o teor de ingestão calórica.


Os adoçantes são utilizados por quem quer substituir o açúcar, com o objetivo de emagrecer, por determinadas patologias como diabetes ou por questão estética, mas geralmente o utilizam sem restrição, acreditam que futuramente não irá trazer malefícios à saúde.  É necessário alertar que são produtos artificiais, constituídos por edulcorantes, e pode trazer uma ação tóxica ao organismo. O uso em excesso pode trazer alguns efeitos adversos à saúde. É sempre bom verificar os produtos para avaliar a quantidade a ser consumida. 

Existem vários tipos de substâncias que compõe os adoçante artificiais, entre elas podemos destacar:

- SACARINA: é um dos mais conhecidos. Ela é composta por enxofre e nitrogênio. No passado, pesquisadores afirmaram que esta substância poderia estar relacionada com o surgimento de câncer de bexiga em ratos. Além de conter sódio, pessoas hipertensas devem evitar.

- ASPARTAME: pode estar associado com o desenvolvimento de doenças como Mal de Alzheimer e doenças de Parkinson. Ainda pode-se relacionar com o surgimento de câncer. Faz com que você deseje carboidrato e engorde. Pode causar má formação fetal. 

ADOÇANTES NATURAIS: OPTE POR ESSES

- ESTÉVIA: é o mais indicado. Consumi-lo mais puro possível.
- SUCRALOSE: adoçante de baixa caloria, não causa cárie, indicado para grávidas e crianças.
- AÇÚCAR MASCAVO: é um açúcar integral, contendo várias vitaminas e sais minerais derivados do caldo de cana. Quanto mais escuro for, mais nutrientes possui. 
- NEW SUGAR: não tem calorias, não causa cáries e melhora a flora intestinal. O adoçante tem o sabor semelhante ao açúcar refinado e pode ser usado da mesma forma.




Nenhum comentário:

Postar um comentário