quinta-feira, 21 de março de 2013

CHIA: CONHEÇA A SEMENTE QUE ESTÁ GANHANDO LUGAR NA MESA DOS BRASILEIROS




A chia já vem conquistando os brasileiros a algum tempo e não é a toa, já que ela possui inúmeros benefícios para a nossa saúde. Saiba um pouco mais sobre ela.

O que é?
Originária do México, a chia é uma semente que foi muito consumida por civilizações antigas, principalmente por quem precisava de força e resistência física. E é por isso que ela é tão recomendada para quem faz exercícios! Antigamente fazia parte da dieta asteca, e que hoje em dia ajuda você a cumprir a cota diária de fibras.  A Chia é a semente da planta Salvia hispanica, que é da mesma família que a hortelã.

Principais componentes:
- ômega 3 (em teor mais elevado do que o encontrado na linhaça)
- fibras
- cálcio
- magnésio
- potássio
- proteína.

Benefícios
 - Saciedade: suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras e que ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago. A partir dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Por isso o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores.

- Combate inflamação: a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite.

- Desintoxica: a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes. 

- Redução do colesterol

- Controle da glicemia: (possui baixo índice glicêmico, a Chia ajuda a evitar picos de açúcar no sangue que podem causar hipoglicemia ou hiperglicemia)

- Aumenta a massa muscular: (devido a elevada concentração de proteínas. Ideal é consumí-la após o exercício

- Evita o excesso de peso

- Antioxidante

O poderoso grão possui:
· 2 vezes mais potássio do que a banana
· 3 vezes mais ferro do que o espinafre
· 6 vezes mais cálcio do que o leite integral
· 8 vezes mais ômega 3 do que o salmão
· 12 vezes o próprio peso: é o que ela absorve de água
· 15 vezes mais magnésio do que o brócolis


Podemos encontra a chia em diferentes formas:
- in natura (grãos)
- óleo
- farinha

Independente do jeito que você preferir, deve ser ingerida 30 minutos antes de duas das suas principais refeições diárias (café da manhã, almoço ou jantar).

GRÃO: Pode ser consumido puro ou misturado a frutas de sua preferência. O ideal é comer uma colher (sopa) da semente 30 minutos antes das refeições.

ÓLEO: Use o óleo como tempero. Acrescente uma colher (sopa) do alimento em saladas, independentemente da quantidade de folhas. Uma importante ressalva neste caso: a versão líquida de chia não conta com os benefícios das fibras, encontradas exclusivamente na farinha e na versão em grãos.

FARINHA: Adicione uma colher (sopa) no preparo de iogurtes, vitaminas e saladas.

Libere a criatividade na hora de usar a chia, acrescente à frutas, iogurtes, bolos, pães, saladas, molhos, entre outros.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário