segunda-feira, 25 de março de 2013

BATATA DOCE, SIM!


É um alimentos de baixo índice glicêmico (a energia contida nela é liberada gradualmente no organismo, aumentando a sensação de saciedade e evitando picos de insulina), apesar de ser rico em carboidrato, esse é um carboidrato "do bem".


Muitas dietas sugerem eliminar os carboidratos da alimentação para emagrecer de forma mais rápida, mas esses alimentos são responsáveis por nos darem energia e se nós tirarmos eles da dieta não teremos energia para fazer nada. Se você quer perder peso, invista nos "carboidratos do bem", como a batata doce.

Alimento fonte:
- energia (carboidrato)
- minerais
- vitamina C (ajuda na imunidade e ainda auxilia na produção de colágeno)
- vitamina do complexo B
- vitamina A
- vitamina E
- cálcio
- fibras (principalmente na casca, ajudam a baixar o colesterol e melhorar a digestão)
- fósforo
- potássio

Pode ser consumida: assada, cozida ou frita

Em cada 100 gramas da batata doce:
- 30mg de cálcio
- 49mg de fósforo
- 273 mg de potássio 
- 24mg de magnésio
- 26 mg de enxofre
- 13 mg de sódio 

Batata Doce x Musculação
Em cada 100 gramas contém apenas 116 calorias. Normalmente a batata doce (carboidrato saudável, para repor as energias) é associada ao peito de frango (proteína magra de alto valor biológico, que ajuda a formar os músculos) para potencializar o rendimento do treino de quem deseja aumentar a massa muscular.  Ela é uma ótima alternativa de consumo entre 30 min a 1h antes de alguma atividade física, principalmente a anaeróbia (musculação).

Batata Doce x Perda de peso
Por ela ser de baixo índice glicêmico, sua absorção é mais lenta e libera glicose aos poucos na corrente sanguínea, sem estimular muito o hormônio  insulina (responsável pelo aumento da fome e também pelo aumento dos depósitos de gordura).

Nenhum comentário:

Postar um comentário