quinta-feira, 1 de novembro de 2012

É NECESSÁRIO FAZER O CAFÉ DA MANHÃ

EnteNda o porque do café da manhã ser a principal refeição do dia!


Muitas pessoas insistem em não tomarem o café da manhã, ou porque não dá tempo ou por acharem que se não fizerem essa refeição vão diminuir a ingestão de calorias... ERRADOOOOO!!

A importância de colocar algo dentro do estômago ao amanhecer é inquestionável em todos os sentidos, inclusive no do emagrecimento.
Durante uma noite de sono, o corpo diminui seu ritmo, mas continua queimando energia, portanto, sem o café da manhã o corpo não ativa todas suas funções. O cérebro é quem mais sofre com isso, pois ele precisa de glicose para manter sua atividade normal.

Existem evidências que quem inicia o dia fazendo boas escolhas alimentares tende a comer bem nas demais horas.

Por outro lado, pessoas que pulam o café da manhã dificilmente conseguem se controlar no almoço e com isso acabam comendo mais do que o necessário. O motivo disso é simples: a partir do momento em que fica vazio, o estômago manda sinais para o cérebro de que é preciso reabastecer seus estoques. E daí? Daí que, quando a privação de comida se estende por horas, esses avisos vindos da barriga se tornam cada vez mais presentes. Resultado: guloseimas demais no prato e acúmulo de gordura na cintura.

QUAL A QUANTIDADE?
- isso depende do pessoa para pessoa;
- mas para qualquer pessoa, é indicado que o café da manhã seja 20% das suas calorias diárias;
- quem se exercita cedo, vai precisar de mais nutrientes para aguentar a sobrecarga.
O QUE DEVE TER NO CAFÉ DA MANHÃ?

Para criar um menu adequado, o jeito é apostar na diversidade.

- carboidratos (pães)

- proteína (leites e derivados)

- lipídeos (margarina)

- vitaminas e minerais (frutas)

- fibras (cereais integrais)

DICAS:

1- SE VOCÊ NÃO SENTE FOME PELA MANHÃ: Se você é daqueles que acorda totalmente sem fome, faça um esforço de pelo menos beber algo: pode ser um iogurte light, um suco de frutas. Pessoas que não sentem muito apetite aceitam melhor as bebidas. Outra dica: diminua a refeição antes de dormir, talvez você esteja comendo coisas muito pesadas que estão te fazendo acordar sem fome;

2- SE SENTE MUITA FOME: se você acorda com muita fome, mas tem medo de comer por engordar, precisa fazer uma refeição bem equilibrada, evitando açúcares e gorduras do tipo: bolo, pães recheados, bolachas, doces, leite integral, cereais com açúcar, salgados, etc.

3- AOS APRESSADOS: prepare boa parte do café na noite anterior. Deixe os pães e os talheres na mesa, por exemplo. Alimentos práticos, como o iogurte, são uma boa alternativa para a refeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário