quinta-feira, 4 de abril de 2013

MAÇÃ E SEUS BENEFÍCIOS!



São mais de 2500 tipos de maçãs cultivadas só nos Estados Unidos, e dentre essa infinidade de variedades, todas contêm quantidades consideráveis de nutrientes e substâncias benéficas à nossa saúde. A Fuji e a Gala estão no topo do ranking das maçãs mais consumidas no Brasil. Todo mundo sabe que ela faz bem para a saúde e para o corpo, mas alguns benefícios dela ainda são menos conhecidos. Conheça 8 boas razões para consumir maçã:

1. Diminui o colesterol
Uma maçã média possui aproximadamente 4g de fibra. Uma parte disso está na forma de pectina (fibra solúvel) - tem sido associada a redução dos níveis do colesterol ruim. Isso acontece, porque ela bloqueia a absorção de colesterol, ajudando o corpo a usá-lo em vez de armazená-lo.

2. Mantém você saciado
A presença de fibras faz com que ela deixe você saciado por mais tempo sem que precise consumir muitas calorias. O nosso corpo demora mais para digerir fibras complexas do que matérias simples como açúcar e/ou cereais refinados.

3. Ajuda a manter o corpo em forma
Um componente da casca de uma maçã (onde também se concentra a maior parta das fibras), chamado ácido ursólico, está relacionado a um risco menor de obesidade, segundo um recente estudo feito com ratos. Isso porque ele aumenta a queima de calorias e o desenvolvimento de músculos e massa magra.

4. Previne problemas respiratórios
Segundo a revista Heath, comer pelo menos 5 maçãs/dia pode melhorar a função pulmonar. Graças a um antioxidante chamado quercetina encontrada na pele de maçãs, cebolas e tomates. 

5. Combate resfriados
A maçã é considerada uma boa fonte de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico.

6. Pode combater o câncer
Em 2004, uma pesquisa francesa, descobriu que uma substância da maçã é capaz de ajudar na prevenção ao câncer de cólon. Um novo estudo, realizado em Cornell, EUA, em 2007, encontrou compostos adicionais, chamados triterpenóides, que parecem lutar contra o câncer de cólon, fígado e mama.

7. Diminui o risco de diabetes
Um estudo publicado em 2012 no American Journal of Clinical Nutrition descobriu que as maçãs, bem como pêras e amoras, estavam ligados a um risco menor de desenvolver diabetes tipo 2 por causa de uma classe de antioxidantes, antocianinas, que são também responsáveis ​​para pela coloração frutas e vegetais.

8. Melhora as funções cerebrais
Segundo o Good Housekeeping, a fruta tem sido associada a um aumento na produção de acetilcolina, que se comunica entre as células nervosas. Isso faz com que a maçã possa ajudar a memória e diminuir as chances de desenvolver Alzheimer. Uma dieta rica em antioxidantes pode ter efeitos semelhantes, por isso a maçã, que é particularmente rica em quercetina, é uma boa aposta, de acordo com pesquisa de 2004.














Nenhum comentário:

Postar um comentário