terça-feira, 16 de abril de 2013

INSÔNIA? SAIBA O QUE COMER PARA CONSEGUIR TER UMA NOITE DE SONO TRANQUILA


Se você quer ir para a cama com a certeza de que só vai acordar no dia seguinte e com a maior disposição? Não entre na onda de abolir os carboidratos a noite. 



Alimentos ricos em carboidratos contribuem para a produção de serotonina (afasta a ansiedade e combate a insônia) e da melatonina (hormônio que favorece o sono tranquilo).

Evitar exageros também tem a ver com a qualidade do sono. Muita comilança noturna, não deixa ninguém dormir direito. À noite nosso metabolismo desacelera e o corpo como um todo passa a funcionar mais lentamente, portanto os excessos à mesa vão resultar em um enorme desconforto abdominal. Dica: jante cerca de 3 ou 4 horas antes de ir para a cama.

Cuidado com aquele bife suculento, pois a chance de ter um sono interrompido é grande. Isso ocorre por conta da combinação dos aminoácidos. Esses pequenos pedaços de proteína que compõem o alimento, ativam o sistema nervoso simpático, responsável por deixar seu corpo em estado de alerta, favorecendo assim maior descarga de adrenalina. Com isso a temperatura do corpo e a pressão arterial tendem a subir. Os aminoácidos do bife competem com uma outra partícula fundamental para quem quer dormir bem: o triptofano (percursor do hormônio serotonina, está fortemente associado ao relaxamento profundo).

Fica então a dúvida: o que comer no jantar?
Siga alguns exemplos: 
- espaguete com filé de frango (a proteína das aves e peixes está liberada), cenoura, amendoim e broto de feijão, soja, lentilha 
- penne com brócolis, pesto, tomate seco e cubos de queijo magro, saladas.
Carboidratos pode, mas sem exageros!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário