terça-feira, 23 de abril de 2013

GORDURA TRANS..ENTENDA MAIS SOBRE ELA!


Hoje vou falar um pouco dessa gordura que é tão temida por todos. Todo mundo sabe que faz mal, que é ruim, mas você sabe exatamente o que é?

- O que é a gordura trans?
É um composto artificial, produzido pela indústria a partir da transformação de óleos vegetais líquidos em gordura sólida, através do uso do hidrogênio. Ela também é conhecida como gordura vegetal hidrogenada.

- Para que ela serve?
Essa gordura aumenta o prazo de validade dos alimentos, dá mais sabor, textura e maciez.

- Onde é encontrada?
Em pequenas quantidades no leite e nas carnes vermelhas, mas essas são do tipo "natural". O mais perigoso se encontra em alimentos industrializados(biscoitos, bolachas recheadas, bolos prontos, sorvete e até em alimentos salgados).

- Por que essa gordura é a mais nociva?
Gordura trans: se acumula mais rápido no sangue e nas artérias, aumentando o colesterol ruim (LDL) e reduzindo o colesterol bom (HDL).
Gordura saturada: eleva o LDL, mas não interfere de forma relevante o HDL.
Gorduras de origem vegetal: não alteram o colesterol.

- Como a gordura trans age no nosso organismo?
Coração: ela se deposita nas artérias coronarianas e aumenta as chances de infarto em pessoas que consomem mais de 2g/dia.
Corrente sanguínea: eleva o LDL, que está associado com a formação de placas de ateroma,eleva os riscos de aterosclerose.
O consumo desse tipo de gordura, facilita o acúmulo de gordura no abdômen e favorece o aparecimento da síndrome metabólica (transtorno que associa obesidade, diabetes e hipertensão).


Nenhum comentário:

Postar um comentário