sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

ALIMENTAÇÃO X TREINO


Frequentadores de academia tem um único objetivo: mudar a composição corporal (aumentar a massa magra e perder gordura).




Primeiramente devemos saber que: É necessário ter energia para realizar as atividades do dia-dia e os praticantes de atividade física precisam muito mais que isso. Para ir em busca do corpo perfeito, do corpo definido precisamos esquecer que os carboidratos são os vilões (como são considerados por muitos) e não procurar fazer aquelas dietas restritas e absurdas. Os carboidratos são os protetores dos músculos. Sim, precisamos deles para serem queimados durante o dia (e atividade física), preservando assim a massa muscular. As pessoas que fazem exercícios sem se alimentarem, acaba fornecendo energia dos músculos para o corpo poder trabalhar, e ao invés de hipertrofia (aumento de massa muscular), o corpo degrada a proteína muscular para conseguir energia.


Alimentação Pré Treino: Como já comentei, precisamos de energia = carboidratos! Para conseguirmos energia para o treino inteiro, o ideal é consumir carboidratos de Baixo Índice Glicêmico. Ele lentamente irá liberar energia durante toda a atividade e, para isso, acontecer deve ser consumido até 2h antes de começar a treinar. São eles: carboidratos integrais como macarrão, arroz e pães, os feijões, lentilha, leite de soja, leite, iogurte sem açúcar, cereja, ameixa, pêra e maçã. Ou seja, aqueles ricos em fibras e que demoram mais para elevar os níveis de açúcar no sangue. O lanche pode conter castanhas ou proteína magra (queijo branco, peito de peru, polenghi), mas cuidado para não exagerar neles, pois a proteína  demora para ser digerida e treinar com a barriga cheia não é uma boa ideia.


Durante: IMPORTANTE SE HIDRATAR! Água é a melhor pedida. Durante a primeira hora de treino precisamos repor o líquido perdido. Se o treino for além de 1hr pode-se adicionar repositores como Gatorade, Powerade e similiares, dissolvidos em água. Se você for treinar por mais de 2h, emendando uma atividade na outra como: aeróbico + musculação, musculação + luta ou qualquer outro circuito, faça uma refeição leve entre as atividades, como por exemplo: uma banana, 3 bolachas tipo cream cracker ou uma bebida isotônica é o suficiente.

Alimentação Pós Treino: Esse é um momento precioso para quem malha. Temos cerca de 30-60 minutos para ingerir proteína e aproveita-la da melhor maneira. Para isso, precisamos de carboidratos para repor a energia gasta e assim, os aminoácidos ficam livre para irem diretamente para o músculo! Essa é a hora de consumir carboidratos de Alto Índice Glicêmico, que são considerados os carboidratos simples, pães brancos, macarrão, arroz convencional, leite com achocolatado, mel, frutas como banana, uva passa, manga e melancia. Mas não podemos esquecer do principal, ingerir Proteínas! Como por exemplo: proteína magra (peito de peru, presunto magro, atum em lata, peito de frango, lombo sem gordura, tofu, queijos brancos e claro), e os conhecidos suplementos alimentares como Whey Protein.

Nenhum comentário:

Postar um comentário