segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

ALIMENTAÇÃO COLORIDA

Prato colorido é prato saudável? certo ou errado?

Certíssimo. A cor dos alimentos é uma ótima pista para você selecionar alimentos com proteínas, vitaminas, minerais, carboidratos e fibras. Com isso conseguimos variedade, uma maior oferta de nutrientes na mesma refeição. 

Verde: contém ferro, zinco, fibras e magnésio. O pigmento que define a cor deste grupo de alimentos é a clorofila, considerado um potente energético celular. Outro efeito é potencializar alguns nutrientes encontrados nos vegetais, como a vitamina C.

Vermelho: contém o licopeno. A coloração vermelha é por conta do licopeno, que tem ação semelhante ao betacaroteno. Normalmente aparece associado à vitamina C, formanda uma dupla com efeito antioxidante, entre outros benefícios, colabora na prevenção do câncer e do stress.

Laranja e Amarelo: contém caroteno e vitamina A. O tom amarelo ou alaranjado vem do betacaroteno ou pró vitamina A. É um pigmento fundamental para a manutenção dos tecidos e cabelos. Também beneficia a visão noturna e atua no metabolismo das gorduras. Os alimentos amarelos são ricos em vitamina C, que participa na síntese do colágeno e tem ação antioxidante.

Branco: contém potássio, magnésio e cálcio. A cor branca é caracterizada pela flavina. Essa substância indica alimentos ricos em carboidratos, minerais, vitamina B6 e outros nutrientes. Tudo isso ajuda na renovação celular e protege o sistema imunológico, melhorando assim as defesas orgânicas. Legumes e vegetais brancos costumam ter cálcio e fósforo, esses minerais ajudam na formação e manutenção dos dentes elasticidade dos músculos. 

Roxo, preto e azulados: contém flavonóides. Alimentos dessas colorações contém antocionina, um tipo de pigmento ligado a presença da vitamina B1. É justamente essa vitamina o elemento essencial para a transformação dos carboidratos e outros nutrientes em energia. A falta da vitamina B1 pode levar a perda de apetite, redução e de peso e até anorexia. 

Marrom: ricos em fibras. Alimentos dessa cor, regulam o funcionamento do intestino, prevenindo problemas que vão desde prisão de ventre até câncer. Também ajudam no controle do colesterol, do diabetes e melhoram a flora intestinal. As sementes oleaginosas, incluídas neste grupo, são excelentes fontes de selênio e vitamina E. Elas tem efeito antioxidante, vasodilatador, anticoagulante e contra a fadiga.



Quando for montar seu prato, lembre-se: DEVE SER COLORIDO E SAUDÁVEL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário