quinta-feira, 26 de setembro de 2013

VEGETARIANO

É cada vez mais comum encontramos vegetarianos por ai, mas vegetariano não é tudo igual, cada tipo tem sua restrição alimentar. Segue abaixo os tipos de vegetarianos:

















Todo mundo sabe que ser vegetariano envolve retirar da sua alimentação diversos alimentos, principalmente os de origem animal, mas deve-se atentar aos nutrientes que esses alimentos fornecem pois, a falta de algum deles, pode trazer sérias consequências para a saúde.

Cálcio: é essencial para manter a saúde dos ossos e dentes. Fontes vegetais: brócolis, repolho, agrião, rúcula. Alimentos com alto teor de ácido oxálico (espinafre, beterraba, acelga e cacau) devem ser evitados porque dificultam a absorção dele. Recomendação: 1000mg/dia.

Cobre: importante no processo de formação dos ossos. 
Fontes vegetais: cacau, castanhas, lentilha, uva-passa, cereais, abacate, banana, cereja, damasco, batata, espinafre. Recomendação: 900mg/dia.

Ferro: importante na formação dos glóbulos vermelhos. 
Fontes vegetais: feijão, lentilha, beterraba, grão de bico, couve. 
Recomendação: mulheres: 18mg/dia e homens: 8mg/dia.

Zinco: ajuda na síntese de proteínas e no crescimento. 
Fontes vegetais: cereais integrais, feijõ, tofu, nozes, pistche, amêndoas, caju, vegetais de folhas verdes (couve, espinafre). 
Recomendação: 8mg/dia. Para melhorar a absorção de zinco, deixe os feijões de molho na água da noite para o dia, isso reduz o teor do ácido fítico, que dificulta a absorção desse mineral. Já o consumo de alimentos ricos em vitamina C potencializa a absorção de ferro.

Vitamina D: fundamental para boa fomração de dentes e ossos. Fontes vegetais: cereais (em geral), leite de soja. Recomendação: 200mg/dia.

Vitamina B12: garante a integridade das células no organismo. Fontes vegetais: verduras de folhas verdes como brócolis, couve, rúcula, granola e aveia. 
Recomendação: 2,4mg/dia.


Atenção as grávidas vegetarianas: devem redobrar a atenção quanto ao ferro, cálcio e zinco. Sem as quantidades necessárias desses nutrientes, a mãe pode apresentar anemia. Por isso, é recomendado a suplementação de ferro no período gestacional, tanto as mães vegetarianas ou não.



IMPORTANTE: todo tipo de radicalismo é perigoso. Excluir qualquer alimento da dieta pode ser prejudicial à saúde se caso não for muito bem orientado. Por isso procure ajuda de um profissional. Ele saberá como te orientar de acordo com suas necessidades.