quarta-feira, 29 de maio de 2013

ABACAXI NA MESA!

Abacaxi gelado, quente, com ou sem canela, azedinho ou doce, como você prefere? 


Independente da forma como é consumido essa fruta só nos trás benefícios. Saiba quais são eles:

- Contém minerais como o cobre, que pode acabar com as dores (principalmente de cabeça);

- Tem ferro e manganês, que garantem o ossos fortalecidos;

- Seu alto teor de fibras ajuda na prisão de ventre e age como laxativo suave e natural;

- A vitamina A combate o colesterol e colabora na prevenção de derrame;

- A vitamina C contribui para o combate de infecções, gengivite e ajuda na circulação sanguínea;

- É rico em bromelina, enzima que ajuda na digestão e no emagrecimento.

Com tantos benefícios, agora não tem mais desculpa para deixar de fora das suas compras essa fruta MARAVILHOSA!

segunda-feira, 20 de maio de 2013

APRENDA A FAZER A ESCOLHA CERTA DOS INGREDIENTES


Aqui vai algumas dicas de como comer aqueles alimentos mais pesados, mas com modificações para ficarem levinhos e você poder comer.

PIZZA
1. Se você está com muita vontade de comer pizza, opte por recheios mais leves como atum, abobrinha com ricota, rúcula. Se fizer a pizza em casa, após assá-la, coloque sobre um papel toalha, porque assim ele irá absorver a gordura do queijo.

CARNE MOÍDA
2. Ama carne moída? Escolha cortes magros (patinho) e se necessário diminua a quantidade de gordura, antes de prepará-la, coloque-a em um refratário sobre um papel toalha e deixe no microondas por uns 2 minutos (a gordura vai ficar no papel).

CREME DE LEITE?
3. Preparando um receita onde manda usar creme de leite? Substitua por iogurte natural desnatado. Se precisar corrija o sal, açúcar ou adoçante. A receita vai ficar mais leve e saudável.

BACON
4. Você coloca bacon no feijão? Que tal substituir por cubinho de peito de peru defumado. Te garanto que é bem melhor que bacon.

FRITURA X ASSADO
5. Nos dias de preguiça nada melhor que prepara uma comida rápida, né? Aqueles empanados então super práticos, mas troque, ao invés de fritá-los, asse-os. Com isso você está diminuindo a quantidade de gordura e fica saboroso do mesmo jeito.

GORDURAS
6. Exagerou no consumo de gordura? Invista nas frutas ricas em fibras, elas ajudam a reduzir a absorção de gordura e açúcares pelo nosso organismo.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

COMER DE 3 EM 3 HORAS SIM, MAS POR QUE?


O que a maioria das pessoas ouvem que para emagrecer e se manter saudável é importante comer de 3 em 3 horas. Mas tenho certeza que quase ninguém sabe o real motivo disso, então vou explicar o porque é importante ter uma alimentação fracionada.



1- Porque é importante comer de 3 em 3 horas?
Para principalmente MANTER O METABOLISMO ATIVO. O nosso corpo precisa de energia para manter suas funções sempre em funcionamento. Nosso combustível é a glicose e se não a fornecermos constantemente, o organismo irá diminuir o ritmo de trabalho para preservar as funções vitais e com isso gastamos menos energia em comparado ao que poderíamos estar gastando, nesta situação, ou seja, em hipoglicemia, é comprovado que nosso corpo não consegue queimar gordura e para se manter, passa a queimar proteína (músculos), pra conseguir manter o nosso organismo em funcionamento. 

2- Se a pessoa está na rua a mais de 3 horas em jejum e a única coisa que ela tem na bolsa é um chocolate. É melhor comer ou continuar em jejum?
Pensando no objetivo da alimentação fracionada (manter o metabolismo ativo), opte por um pedaço PEQUENO de chocolate (30g) que fornecerá energia para o organismo continuar a trabalhar por mais ou menos 2 horas.

3- Por que é importante em todas as refeições termos a combinação de carboidrato + proteínas?
Fazer aqueles lanches intermediários com certeza irá ajudar a manter o metabolismo ativo. Esse lanchinhos devem ser ricos em nutrientes.  Para garantir a energia, deve sempre ter uma fonte de glicose, o carboidrato, porém, sabemos que todo carboidrato tem rápida digestão e por isso, se consumido sozinho durante o dia, provoca picos na glicemia, o que é muito desfavorável, pois, quanto mais rápido sobe a glicemia, mais insulina secretamos e a insulina por sua vez, leva rapidamente a glicose para as células do corpo causando o que chamamos de rebote: queda brusca da glicemia, em hipoglicemia, nosso mecanismo de defesa é acionado, travando o metabolismo e induzindo ao uso de proteína como fonte de energia. O que fazer para não acontecer isso? Consuma carboidratos sempre associados com limentos protéicos ou ricos em gorduras saudáveis. Tanto a proteína quanto as gorduras digerem lentamente, retardando assim a absorção da glicose, que cairá na circulação gradativamente, mantendo o metabolismo ativo por mais tempo.

4- Qual a importância de manter o metabolismo sempre ativo? Como a alimentação pode ajudar?
Manter o metabolismo ativo é importante para manter o gasto energético e todas as funções do nosso corpo ativadas, por exemplo, a regeneração de tecidos como músculos e pele!
5-A pessoa deve comer a cada 3 horas mesmo sem estar com fome?
Sim, a princípio partindo do pressuposto que a pessoa faça refeições normais, sem exageros e saudáveis, ela deverá se alimentar após 3 horas, é o tempo estimado para digerir, absorver e utilizar a energia consumida na refeição anterior. 

6- E se quero comer um docinho, qual o melhor horário? 
Um bom horário seria umas duas horas após o almoço em jejum e você iria substituir uma das refeições intermediárias pelo doce. O doce seria o “carboidrato”da refeição. Se for um doce com gordura como o chocolate, terá absorção média-lenta e poderá ser consumido sozinho substituindo o lanche, mas se for um doce somente carboidrato, como por exemplo 1 pedaço de goiabada, seria interessante consumi-lo junto à uma fonte de proteína, como 1 fatia de queijo branco.

7- Porque é ruim ficar beliscando a tarde?
Porque ao “beliscar” você perde a noção de quantidade e na grande maioria das vezes come-se muito mais do que se tivessem sido feitos os lanches regulares.

8- Como se acostumar a comer a cada 3 horas? 
Primeiramente organizar-se. Leve sempre algumas alternativas de lanche, se for necessário pode até colocar o celular para despertar no horário e colocar o hábito em prática, dia a pós dia, torna-se um novo hábito. Nunca tenha vergonha de levar suas marmitas aonde quer que você for.